Capítulo 5 - A mediunidade na Bíblia e os dons espirituais

Questões e ensinamentos espirituais contidos na Bíblia, como por exemplo a natureza espiritual dos anjos, o karma, a reencarnação, os três batismos, a comunicação com os espíritos, a mediunidade, a prática da lei do amor, a diferença entre Deus e Jesus, o que é afinal o Espírito Santo, o plano espiritual, o inferno, os céus ou subníveis espirituais do mundo dos espíritos, fenômenos mediúnicos.

Capítulo 5 - A mediunidade na Bíblia e os dons espirituais

Mensagempor José Alencastro » Ter Set 24, 2013 12:09

No quinto capítulo do livro A Bíblia no 3º Milênio o tema central é a mediunidade e seus diversos exemplos que são narrados ao longo de toda a Bíblia. Fenômenos como as curas espirituais, a psicografia, a ubiquidade no Monte Tabor, análises como um discurso do papa João Paulo II em 1983, documentado no próprio site do Vaticano no qual ele mesmo diz que o diálogo com os mortos não deve ser interrompido. Porque diversos padres católicos europeus defendem a comunicação com os desencarnados, inclusive escrevendo livros sobre o assunto? Casos de obsessão, incorporação, projeção astral consciente e vidência são estudados ao longo desse capítulo com base nas narrativas bíblicas, inclusive os interessantes casos de psicografia de Salomão e Elias mostrados na Bíblia e narrados ao final desse capítulo quinto.

Quem já leu o livro ou tem interesse nesses assuntos ou ainda deseja conhecer um pouco mais da teologia espírita, o estudo dos versículos bíblicos com base nos conhecimentos do Espiritismo, aproveite o espaço para debater, trazer dúvidas, considerações, novas questões. :D
José Alencastro
 
Mensagens: 230
Registrado em: Qua Set 04, 2013 04:57

Re: Capítulo 5 - A mediunidade na Bíblia e os dons espiritua

Mensagempor Edson Artur » Ter Set 24, 2013 09:56

Jose sendo Moises e Elias o mesmo espirito como eles apareceram juntos no Monte Tabor para Jesus??? Um abraço!!! me dá essa luz aí Jose estava num debate e o rapaz que é da igreja batista e teologo fez essa pergunta e eu estou utilizando do seu livro para colocar as questão que ele defende e eu falo sobre o significado de acordo com a doutrina espirita mais é complicado convencer eles mais tá legal !!!!
Edson Artur
 
Mensagens: 35
Registrado em: Ter Set 10, 2013 09:15

Re: Capítulo 5 - A mediunidade na Bíblia e os dons espiritua

Mensagempor José Alencastro » Seg Set 30, 2013 08:54

Olá Edson. Tal fenômeno é descrito no Livro dos Espíritos como ubiquidade, na questão 92:

“Têm os Espíritos o dom da ubiqüidade? Por outras palavras: um Espírito pode dividir-se, ou existir em muitos pontos ao mesmo tempo?”

Resposta :“Não pode haver divisão de um mesmo Espírito; mas, cada um é um centro que irradia para diversos lados. Isso é que faz parecer estar um Espírito em muitos lugares ao mesmo tempo. Vês o Sol? É um somente. No entanto, irradia em todos os sentidos e leva muito longe os seus raios. Contudo, não se divide.”


Chico Xavier também explicou tal questão no programa pinga fogo quando indagado sobre as aparições do Dr.Fritz, que muitas vezes operava em mais de um local ao mesmo tempo.

Obviamente Kardec utilizou-se de um exemplo possível na sua época: um Sol como o espírito, irradiando sua luz para várias direções, como o espírito que pode irradiar a projeção da sua vontade, em diversas linhas de pensamento, que podem adquirir, por exemplo, formas diversas, que agirão sobre o comando central do espírito que permanece indivisível.

Se formos observar a tecnologia existente atualmente, fica ainda mais fácil compreender tal fenômeno, pois o homem tenta copiar na tecnologia a liberdade que, intuitivamente, sente existir no mundo astral: a internet, por exemplo, é uma cópia do grande arquivo do Universo, o Akasha. Se observarmos um simples site por exemplo e o compararmos com um espírito: o site é indivisível, entretanto, possui diversos arquivos, textos e entradas que podem ser acessadas ao mesmo tempo por diversas pessoas em diferentes pontos do mundo. No fenômeno da ubiquidade ocorre a mesma coisa, só que no sentido inverso: o espírito tal como um site, pode irradiar diversos pensamentos diferentes ao mesmo tempo, em diversas direções, com formas diferentes (aparência perispiritual diferente), tal qual um site que pode enviar diversas informações, arquivos para diversos pontos do mundo em locais diferentes e ao mesmo tempo.

Para um espírito do quilate de Moisés, com amplo conhecimento dos fenômenos da espiritualidade, tanto que realizou diversos fenômenos de efeitos físicos quando encarnado, seria muito simples realizar desencarnado tal fenômeno, irradiando em um mesmo local o seu pensamento com a forma perispiritual que teve em duas encarnações diferentes, sendo percebido como se fosse dois espiritos diferentes aparecendo ao mesmo tempo.

No Livro dos Médiuns, capítulo 7 (da Bicorporiedade e da Transfiguração), item 119 a 125 maiores explicações e exemplos são dados, comprovando a explicação que trouxe a pouco. Abraço
José Alencastro
 
Mensagens: 230
Registrado em: Qua Set 04, 2013 04:57

Re: Capítulo 5 - A mediunidade na Bíblia e os dons espiritua

Mensagempor elaine regina » Sáb Nov 16, 2013 10:02

:) José, o que indicaria para conseguirmos( e/ou ) melhorarmos nossa conexão com a Espiritualidade? Obrigada
elaine regina
 
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 09, 2013 07:08

Re: Capítulo 5 - A mediunidade na Bíblia e os dons espiritua

Mensagempor Thiago Raphael » Dom Mai 25, 2014 09:20

José,

Você saberia explicar a passagem da cura do endemoninhado geraseno na bíblia? e o motivo de Jesus deixar que os espíritos se manisfestassem nos porcos?
Thiago Raphael
 
Mensagens: 19
Registrado em: Dom Set 22, 2013 01:32


Voltar para Ensinamentos do Evangelho e as leis espirituais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron