Santa Teresa de Ávila - filme: Teresa, O Corpo de Cristo

Dicas de bons filmes Espíritas e Espiritualistas

Santa Teresa de Ávila - filme: Teresa, O Corpo de Cristo

Mensagempor JoãoInácio » Qua Abr 23, 2014 08:38

Olá a todos!
O filme que recomendo hj é uma produção espanhola sobre a vida de Santa Teresa de Ávila. Chamado apropriadamente de "Teresa, O Corpo de Cristo" (sem o "santa"), esta produção de 2006 ganhou em doses quase iguais duras críticas dos setores mais conservadores da Igreja Católica e elogios rasgados de setores progressistas, além de críticos de cinema.

O que tanto incomodou aos conservadores foi ter mostrado o caráter sensual de Teresa, antes de entrar para vida religiosa e durante. Mas é bom que fique claro, nada há de ofensivo, MUITO AO CONTRÁRIO. Historiadores apontam este como sendo o mais FIEL dos filmes feitos sobre a santa espanhola, demonstrando claramente seu caráter humano (e humanitário) e, por consequência, tudo que se entende por "humano" (a sensualidade latina, a dúvida, a intensidade, etc). Teresa, ainda por cima, jamais aceitou a condição subalterna das mulheres (é considerada uma das primeiras feministas e uma das intelectuais ibéricas mais importantes de todos os tempos), teve papel político destacado: trombou de frente com a assustadora Inquisição Espanhola (e esteve muito, muito perto de arder numa fogueira) e teve uma intensa experiência mística, que raramente vemos nas biografias de santos católicos, especialmente de santas, assumindo um caráter de enorme experiência espiritual, transcendental e esotérica. Fica claro, vendo ao filme, quão gigantesca experiência mediúnica foi a de Santa Teresa. Claro que tudo iria incomodar aos conservadores.

O que posso dizer é que o filme é LINDÍSSIMO e apenas engrandece a vida física, humana, desta fantástica figura, uma das santas mais populares da Igreja Católica. E tb uma das mais controversas e, não raro, atacadas. E tb nos mostra sua dimensão verdadeiramente espiritual.

O FILME COMPLETO AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=UeJglkocBUw

ATENÇÃO PARA AS LEGENDAS EM PORTUGUÊS: ao pé do vídeo, vcs irão irão encontrar alguns símbolos (um relógio, um texto, uma estrela e dois quadradinhos) São as configurações do vídeo. CLIQUE NO SEGUNDO ÍCONE, o do textinho. Ali vou vai encontrar a opção "CAPTIONS" ---> Portuguese Brasil, ON e OFF. Clique no ON e pronto, já vai assistir ao filme com LEGENDAS EM PORTUGUÊS.

Quem não conseguir acessar as legendas do filme ou tiver dúvidas, pergunte aqui que eu respondo, ok? ;)

Abs a todos!
JoãoInácio

Re: Santa Teresa de Ávila - filme: Teresa, O Corpo de Cristo

Mensagempor marianah » Qui Fev 05, 2015 03:40

Estou muito interessado em ver este filme. Se alguém tiver o link, me envie.
marianah

Voltar para Filmes, vídeos e palestras